Plug & play em PGTD
O setor de Geração, Transmissão e Distribuição de energia (PGTD) enfrenta vários desafios. Devido às grandes somas de transmissão de dados e sinais necessários para monitorar todos os equipamentos no processo de geração e distribuição, a conexão confiável é essencial. A fiação nem sempre se apresenta como uma solução eficientes para esse desaio; os conectores industriais, por outro lado, não só podem superar os obstáculos, mas também propõe uma série de benefícios adicionais.
A fiação é demorada, exigindo altos esforços e custos. As redes de energia exigem tempos de reação curtos; os subsistemas precisam funcionar da maneira mais segura e sem problemas.
Para atender a esses requisitos, é útil utilizar conectores industriais. Eles não apenas reduzem os custos de fiação, mas também permitem processos mais rápidos de construção, comissionamento e manutenção em campo.
Tradicionlamente, hardwiring tem sido vista como uma opção viável para atender o setor de PGTD. Mais recentemente, no entanto, o mercado voltou-se para soluções plug-and-play por vários motivos. A conectividade elimina as suposições, especialmente quando os dispositivos de comutação e controle são necessárias para operar lado a lado. Além disso, aumenta a segurança, pois existem opções de codificação para cada conector. Assim, ambos os lados de uma conezão podem se unir com seu homólogo certo.
A escolha da fiação baseada no conector ao invés de hardwiring tem seus benefícios em todas as etapas do ciclo de vida do produto:
1. Tempo de Instalção
Os gabinetes de controle com fio em uma fileira ou equipamentos de distribuição maiores devem ser desmontados em tamanhos transportáveis antes de serem enviados aos clientes da cadeia de suprimentos ou diretamente aos canteiros de obras. Para remontar, os clientes tendem a contratar eletricistas ou subcontratados, que geralmente estão menos familiarizados com o próprio equipamento e as ferramentas especiais do que as equipes do fabricantes original. Isso pode levar falhas nos teste no local e a longos processos de reavaliação.
2. Custos Trabalhistas
A fiação geralmente leva a custos adicionais de mão-de-obra. A montagem, teste e reparo de componentes leva muito tempo e esforço, exigindo pessoas com habilidades especiais. O uso de conectores reduz drasticamente os custos, pois aumenta a eficiência e permite economia de tempo e mão-de-obra.
3. Manutenção
Usando conectores ao invés de cabeamento, as instalações de geração e transmissão de energia e seus subsistemas são mais fáceis de manter. No campo, as equipes de serviço simplesmente precisam desacoplar peças dos dispositivos e substituí-las por novas e pré-testadas.
4. Design e Tempo de espera
Uso de módulos, energia, controle e transmissão de dados pode ocorrer lado a lado em um conector. Os contatos e insertos relacionados são projetados para transmissão de alta tensão / corrente, par termoelétrico, Profibus ou Ethernet. O princípio modular aumenta a flexibilidade e economiza espaço no equipamento, tornando muito mais fácil para os especialistas projetar os aplicativos na grade de acordo com as mais recentes tecnologias e tendências, como digitalização, modularização ou miniaturização.